Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Efeito Joule e Seu Uso no Dia a Dia


Efeito Joule

É o processo em que um condutor é aquecido ao ser percorrido por uma corrente elétrica, nele ocorre a transformação de energia elétrica em energia térmica. Este fenômeno foi denominado como Efeito Joule em homenagem ao Físico Britânico James Prescott Joule (1818-1889) logo após sua morte, em Sale, na Inglaterra, ele era “dono” de teorias bem polêmicas, pois naquela época acreditava-se que o calor era um fluido chamado “calórico”. Joule propôs uma mudança neste conceito dizendo que, o calor era na verdade uma das formas da energia e que estava ligado ao estado de agitação das moléculas.

Como ocorre? Bom... Sabemos que a corrente elétrica é composta de elétrons que transitam pelo condutor em alta velocidade, ou seja, com elevada energia cinética e que irá provocar choques com os átomos do condutor, então os elétrons irão colidir com os átomos do condutor, e nesta colisão irá provocar energia térmica, ou seja, calor.

A unidade Joule é representada simbolicamente pela letra J e é usada no sistema internacional. O Efeito Joule está no nosso dia a dia, apesar de as vezes passar desapercebido, está presente em simples objetos usados em atividades domésticas, tais como: ferro de  engomar roupa (o resistor aquece a parte do ferro que entra em contato com a roupa), chuveiro elétrico (o resistor aquece a água que o envolve), secador de cabelo (o resistor aquece o ar que é emitido pelo aparelho) entre outros.

Enfim, esperamos ter contribuído para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Josias Morais, Paula Deyce e Francisco Jonas (3º ano A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário